Presidente da Câmara dos Deputados cria comissão para analisar a PEC das drogas

 

Foto Mário Agra/ Câmara dos deputados 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), publicou nesta terça-feira (25) o ato de criação de uma comissão especial para avançar com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita no país.


O ato foi assinado no dia 17 de junho, mas só foi publicado no Diário da Câmara  nesta terça-feira, horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter formado maioria pela descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal.


Apresentada em setembro e aprovada em abril pelo Senado, a PEC foi uma resposta de parlamentares conservadores ao julgamento do STF que tratou do tema. O texto também já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Por se tratar de uma emenda constitucional, também deve passar por uma comissão especial antes de chegar ao plenário da Casa.


A comissão será formada por 34 membros titulares e igual número de suplentes. O prazo para a apresentação e votação de um relatório final é de 40 sessões plenárias.


A PEC das Drogas considera crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes ou drogas sem autorização legal. 


Um trecho da proposição define que será observada a distinção entre o traficante e o usuário "por todas as circunstâncias fáticas do caso concreto", mas sem especificar quantidade. Isso para garantir que pessoas encontradas em posse de substâncias para uso pessoal sejam submetidas a medidas alternativas à prisão, juntamente com programas de tratamento para combater a dependência.


Fonte: Jornal O Tempo



Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem