FAKE NEWS: Informações que circulam por grupos de Whats app sobre o fenômeno Aphelion e mudança climática são falsas! Confira!

 


È FALSA uma corrente de Whats app que diz que o fenômeno Aphelion – afélio em português - vai começar amanhã ás 5h27. A mensagen erra ao dizer que ele influenciará o clima até agosto e aumentara a incidência de doenças respiratórias. O Afélio ocorre quando a órbita da Terra chega ao ponto mais distante do sol.


O fenômeno não causa mudança climática, segundo a NASA.


O que diz o post

 

MUITO MAIS FRIO DAQUI ATÉ AGOSTO LEMBRE-SE: A partir de amanhã às 05:27 horas vivenciaremos o FENÔMENO APHELION. A Terra estará muito longe do Sol ️. Não podemos ver o fenómeno, mas PODEMOS sentir o seu impacto. Isso vai durar até o mês de agosto. Teremos tempo frio, MAIS DO QUE SEMPRE FRIO, o que resultará em gripe, tosse, dificuldade para respirar, etc. Devemos aumentar a imunidade, consumindo muitas vitaminas e suplementos para que nossa saúde fique forte. A distância da Terra ao Sol é de 5 minutos-luz ou 90 milhões de km. O fenômeno Aphelion nos afasta 152 milhões de km do Sol, ou seja, 66% mais longe. O ar vai ficar mais frio, nosso corpo não está acostumado com essa temperatura, há uma grande diferença. Devemos manter ao máximo nossas condições de saúde, não importa se está nublado ou ensolarado, o aumento do frio será o mesmo!!! Por favor, compartilhe esta informação com todos os seus familiares e amigos.


Com o frio não sentimos sede, é crucial manter os corpos bem hidratados


🌻Divulgar para o maior número de pessoas possível, para que também tomem precauções. 🌻


VAMOS CUIDAR DE NÓS!! “

 

Por que a informação é FALSA?

 

Afélio não muda o clima


O que gera a mudança de temperatura e de estações é a inclinação do eixo de rotação da terra, não a distância entre o planeta e o sol.


O desvio da órbita do nosso planeta é suave;  o afélio é o periélio quando a Terra está no seu ponto mais próximo do Sol,  diferem da distância média Sol-Terra em menos 2% . A Terra não poderia ficar 66% mais distante do Sol, como diz a mensagem falsa. A menor distância entre a Terra e o Sol, ocorrida no periélio, é de 147.098.925 quilômetros. A maior, registrada no afélio é de 152.093.251 quilômetros. A diferença é de apenas 3,28%.


A distância média da Terra para o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. O texto mente ao dizer que essa distância seria de 90 milhões de quilômetros. A desinformação circula desde 2022. Com uma busca simples no Google, encontramos uma chegam realizada há um ano pelo Estadão.


Por outro lado a desinformação cita que o fenômeno acontecerá amanha ás 05:27, mas não especifica a data (dia/mm/aa).


E por fim, segundo o site Time Ande Date, o afélio acontecerá em 6 de julho ás 17h06, no horário de Brasília. O conteúdo tambem foi checado pelo site Boatos.org

 

Fonte: Uol


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem