Brasil, Colômbia e México reiteram cobrança pela divulgação das atas na Venezuela

 


Os governos de Brasil, Colômbia e México reiteraram, nesta quinta-feira 1º, uma cobrança à Venezuela pela divulgação das atas da eleição de domingo, na qual o presidente Nicolás Maduro foi declarado reeleito. A oposição não aceita o resultado e que o vencedor foi Edmundo Gonzáles.


Os três países signatários da nota desta quinta são governados por presidentes de esquerda: Lula (PT), no Brasil; Gustavo Petro, na Colômbia; e Andrés Manuel López Obrador, no México.


“Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação“, diz o comunicado Os países também instam a resolver por vias institucionais as “controvérsias” sobre a eleição


O documento ainda pede “máxima cautela e contenção em manifestações e eventos públicos”, com o objetivo de evitar uma escalada na violência. Organizações estimam 11 mortos e mais de 700 detidos em protestos desde o anúncio do desfecho eleitoral


Na madrugada da última segunda-feira, o Conselho Nacional Eleitoral anunciou o triunfo de Maduro com 51% dos votos, frente a 44% de González. Já na quarta 31, o chavista disse estar “pronto para apresentar 100% das atas”, durante um pronunciamento na sede do Tribunal Supremo de Justiça.


Por sua vez, a principal liderança da oposição da Venezuela, María Corina Machado, declarou nesta quinta estar na clandestinidade e temendo por sua vida, em um artigo de opinião publicado no Wall Street Journal.


Fonte: Carta Capital


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem