Furacão Milton: moradores da Flórida fazem êxodo em massa com horas de trânsito

 



Nos Estados Unidos, as autoridades estaduais da Flórida alertam que a chegada a um local seguro ficará mais difícil quanto mais as pessoas esperarem para deixar suas casas.


A expectativa é que centenas de milhares deixem a região para evitar a trajetória da tormenta. “Haverá várias horas de congestionamento”, disse o diretor do Florida Emergency Management, Kevin Guthrie, na segunda-feira (7). “O trânsito ficará ruim enquanto as pessoas se retiram.”


Acostamento liberado


Pessoas que usam rodovias interestaduais para fugir da trajetória do furacão Milton podem usar o acostamento esquerdo como faixa em algumas áreas, de acordo com o Departamento de Transporte da Flórida.


“Para ajudar a facilitar as retiradas, “Planos de Uso de Emergência no Acostamento” estão sendo ativamente colocados em prática para a I-4 no sentido leste e partes da I-75 no sentido norte”, disse o Departamento em uma publicação no X. As mudanças no fluxo de tráfego também visam garantir que suprimentos, serviços de emergência e equipes de serviços públicos possam chegar às áreas potencialmente impactadas pela tempestade.


“A polícia e a sinalização alertarão os motoristas sobre quando entrar e sair do acostamento”, acrescentou a agência.


Postos de gasolina enfrentam escassez


O estado da Flórida está tentando manter os postos de gasolina abastecidos, pois a alta demanda por combustível está complicando as saídas dos moradores.


As filas nos postos de gasolina estão longas. O serviço de rastreamento de preços de gasolina GasBuddy relatou que, na manhã desta terça-feira (8), no horário local, 14,5% dos postos de gasolina em todo o estado estavam sem combustível. Na segunda-feira (7), esse índice era de 3%.


Com cerca de 7.500 postos no estado, essa estimativa significa que há mais de 1.000 sem gasolina.


A situação estava muito pior em áreas que enfrentam ordens de retirada obrigatória. Em Fort Myers, na Costa do Golfo do estado, 70% dos postos estavam sem gasolina na noite de segunda-feira.


O governador da Flórida, Ron DeSantis, tentou conter as compras por pânico, o que pode piorar a escassez.


DeSantis, em uma entrevista coletiva nesta terça de manhã, garantiu aos moradores que o estado está trabalhando para levar suprimentos emergenciais de gasolina para os postos que ficaram sem combustível.


Ele pontuou que as reservas do estado incluem 110 mil galões de gasolina e 268 mil galões de óleo diesel. Embora essas reservas estejam diminuindo devido à distribuição que já ocorreu, há 1,2 milhão de galões de ambos os combustíveis atualmente a caminho do estado.


Moradores retornaram após furacão Helene – apenas Moradores retornaram após furacão Helene – apenas para dar meia-volta


Moradores de Sunset Beach, Flórida, finalmente conseguiram chegar de carro em suas casas na segunda-feira (7), apenas para pegar seus pertences e fugir novamente conforme o furacão Milton se aproxima.


Sunset Beach, um bairro em Treasure Island, uma ilha a oeste de St. Petersburg no Golfo do México, só é acessível a pé desde que o Helene passou pela Flórida, despejando metros de areia e detritos sobre as ruas e dentro das casas.


As autoridades reabriram as estradas para o tráfego de veículos na segunda-feira para que os moradores pudessem reunir seus pertences e reforçar suas casas antes da chegada de Milton.


“Esta não é uma tempestade para se encarar levemente. Todos nós testemunhamos o impacto devastador do furacão Helene quando ele passou a 160 km da costa — deixando quatro moradores de Treasure Island mortos e danos devastadores causados ​​pela tempestade. Espera-se que o furacão Milton traga tempestades ainda maiores com ventos extremos e inundações”, disse a cidade de Treasure Island em um comunicado.


Às 19h de terça-feira, o acesso às ilhas será restrito. Depois que as pessoas saírem, elas não poderão retornar até que seja seguro fazê-lo, disse a cidade.


A moradora Sarah Lee McKinney contou com um carrinho de golfe para tirá-la da ilha na segunda-feira. Ela disse à afiliada da CNN WFTS que espera que outros não tentem enfrentar a tempestade como fizeram da última vez.


“Estou rezando para que Deus dê a todos a sabedoria para sair e lembrar que são apenas coisas e podem ser substituídas”, disse ela à afiliada.

 

Fonte: CNN Brasil


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem