INSS amplia acordo para auxílio doença ser pedido em agência dos Correios

 

Foto divulgação


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai ampliar o acordo para que pedidos do benefício por incapacidade temporária pelo Atestmed sejam feitos em agências dos Correios.


O Atestmed é o serviço on-line do INSS para conseguir, sem passar pela perícia médica presencial, o benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio doença.


No primeiro semestre do ano, essa parceria funcionou como projeto piloto em duas cidades do Nordeste: Fortaleza e Aracaju. Ao todo, 11 agências da estatal participaram do teste.


Agora, a ideia é ampliar essa medida para quase 2,6 mil agências dos Correios. Futuramente, o acordo deverá funcionar para 7 mil agências próprias dos Correios.


O INSS tem quase 1,6 mil agências pelo país. Já os Correios contam com 11 mil unidades, sendo que 7 mil são agências próprias. A previsão é que isso ocorra a partir do ano que vem. Pela parceria, um funcionário dos Correios poderá auxiliar no requerimento via Atestmed e digitalizará o atestado médico e documentos para enviar pelo aplicativo ou site Meu INSS.


Outra possibilidade é que o segurado inicie o processo pela Central 135 do INSS e finalizar o pedido na agência dos Correios.


Redução do prazo


O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse que pretende reduzir para 15 dias o prazo de resposta a pedidos feitos no Atestmed. Segundo ele, esse prazo tem ficado em torno de 30 dias.


“As pessoas que vão à agência dos Correios porque quebraram um pé, estão adoentadas, mas com esperança”, disse.


O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, disse que a parceria tem como principal objetivo atender os rincões do país.


“Com esse convênio, a gente consegue dar uma grande amplitude aos serviços do INSS”, declarou.


"É um serviço que oferecemos à população para evitar intermediários nesses pedidos. Quanto mais facilitamos o acesso da população aos serviços e estivermos presentes para atendê-la diretamente, menor será a necessidade de intermediários que lucram às custas de pessoas que estão em situação de necessidade", afirmou o ministro da Previdência, Carlos Lupi.


Balanço


De acordo com o INSS, a solicitação de benefício por incapacidade temporária representa 78,66% dos benefícios concedidos.


Fonte: G1- Economa


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem