Estoicismo é uma escola de filosofia criada há mais de 2 mil anos por Zenão de Cítio (Foto: Domínio público)
Por: Anthony Teixeira
Criada há mais de 2 mil anos, o estoicismo segue presente na vida de muita gente. Essa corrente filosófica foi criada pelo comerciante Zenão de Cítio (333-263 a.C.) depois de ter uma reviravolta gritante em sua vida: quando tudo parecia certo, ele sofreu um acidente com o navio e perdeu uma carga bem valiosa.
Depois de ver o seu futuro arruinado, apostou nas fichas que tinha na filosofia de Atenas e eternizou a sua linha de pensamento. Descubra, portanto, o que é estoicismo e como o pensamento foi estruturado em cima da tragédia vivida por Zenão.
O que é estoicismo?
Estoicismo segue vivo na contemporaneidade
No geral, os estoicos conservam uma indiferença às mudanças do mundo e, muitas das vezes, se afastam do que há de ruim. Na contemporaneidade, em um contexto, praticamente global, de crises econômicas, climáticas, de saúde e paz, a filosofia tem sido buscada por pessoas que apenas querem ter uma “vida boa” e, no possível, “tranquila”.
Em matéria publicada pela BBC Brasil, a corrente pode ser entendida como um “antídoto” para os desafios modernos. Além disso, ela também tem marcado a prateleira de livrarias, podcasts, vídeos no YouTube e grupos nas redes sociais, principalmente, no Facebook.
Em um levantamento publicado pela revista Superinteressante, além das fontes oficiais – Cartas de um Estoico, escrito por Sêneca, e Meditações, por Marco Aurélio, que foi imperador romano -, as buscas pelo termo têm crescido no Google e palestras, no formato TED, têm sido cada vez mais frequentes de 2019 até hoje.
Artigo publicado no site A cidade on
(*) É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
Não deixe
de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
mais notícias do Blog do professor TM
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário