(*) Taciano Medrado
Ouvi em recente entrevista a um programa de rádio da cidade, o recém eleito prefeito de Juazeiro Andrei Gonçalves(MDB) declarar: "Não tenho nomes ainda para meu secretariado de governo, mas tenho a certeza de que os nomes devem ser de pessoas que não fiquem sentados nas salas dos gabinetes. Temos que fazer mais". "Pessoas técnicas e competentes devem ocupar lugares que exijam conhecimento técnico e cargos políticos no setor político. Eu não posso errar". Daqui a quatro anos faremos uma nova Juazeiro".
Só para lembrar ao nobre prefeito eleito que Palavras ditas são como flechas lançadas. Uma vez que saem da boca não há como voltar atrás.
Por isso, é essencial que um político ou gestor público possa refletir antes sobre o peso do que promete.
As intenções do prefeito eleito(MDB), Andrei Gonçalves, é louvável, mas o mesmo tem que entender que fez alianças com outros partidos de esquerdas, principalmente com o PT, representado pelo cacique Jerônimo Rodrigues atual governador do estado, e ao contrário do que pensa Andrei, o "poder da caneta" para nomear secretários não estará somente nas suas mãos, mas sim de velhas "águias" da política da Bahia e de Juazeiro aos quais terá que dizer "amém", aos indicados para exercer cargos de secretário. È o método tradicional do "é dando que se recebe". Não há como fugir dessa realidade.
Portanto, sugiro que o prefeito eleito de Juazeiro arrefeça o ímpeto da vitória e do entusiasmo e evite prometer o que certamente não poderá cumprir, pois lamentavelmente os nomes que lhe serão impostos pelos "mandachuvas" da política arcaica e ultrapassada baiana, na sua maioria não terão a competência técnica para assumir os cargos no seu governo. Afinal, nessa hora o que valerá, e muito, é o capital político do indicador.
Se estou certo ou errado? Vamos aguardar a composição do primeiro e segundo escalões do "novo" governo, mas a minha experiência e meu feeling dizem que não será como o prefeito eleito deseja.
Por enquanto, vou separar a pipoca e o refrigerante e esperar ansioso pelo anúncio e o curriculum vitae, de cada nome que fará parte do secretariado do "novo" governo municipal. Se de fato tiverem características técnicas aplaudirei caso contrário que aguentem as criticas.
(*) Professor e analista político
Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM
Postar um comentário