Como parte das celebrações relacionadas ao Novembro Negro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá um evento híbrido, nos dias 19 e 21 de novembro, contando com palestras, workshop e apresentação cultural.
As atividades relacionadas ao Movimento Negro reafirmam o poder negro e o orgulho da identidade negra, que é uma das dimensões da consciência negra.
Essas ações reconhecem o legado e destacam o papel fundamental de líderes como Zumbi dos Palmares, Aqualtune, Ganga Zumba, Acotirene, Dandara, Maria Quitéria, Carlos Marighella, Luiz Gama e entre outros, reconhecendo a importância de cada um deles na resistência contra a escravização e na construção de uma identidade cultural e de luta para o povo negro.
Mês da Consciência Negra-Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia - próxima quarta-feira - que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data é reconhecida como o marco em que Zumbi dos Palmares – líder da resistência negra durante o regime escravista brasileiro que durou, oficialmente, entre 1530 e 1888 – foi assassinado, em 1695. O objetivo da data, que foi instituída no território nacional nos anos 1970, é refletir sobre igualdade racial, equidade de direitos e a inserção das maiorias minorizadas nos mais diversos setores sociais.
Ascom HU
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias
do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário