A Agência da Previdência Social de Juazeiro (BA) inaugurou nesta terça-feira (26) uma sala multissensorial destinada a oferecer um atendimento mais inclusivo, especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço foi projetado para proporcionar conforto e acolhimento, equipado com itens como brinquedos, abafadores de ruído, iluminação ajustável, almofadas e tapetes sensoriais.
Essa é a quinta sala multissensorial inaugurada no Nordeste, fruto de uma parceria entre o INSS e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Na Bahia, a iniciativa teve início em outubro, com a abertura do espaço na unidade de Santo Antônio de Jesus. Outras cidades contempladas na região incluem Fortaleza (CE), Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
Localizada na Avenida Adolfo Viana, s/nº, bairro Maria Gorete, a agência de Juazeiro já disponibilizará o ambiente para uso imediato após a inauguração. O projeto reforça o compromisso do INSS com um atendimento mais humanizado e acessível.
As salas multissensoriais em Agências da Previdência Social (APS) para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já são realidade em várias localidades no país. O projeto, anunciado há um ano, pelos ministérios da Previdência e Direitos Humanos, e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganhou corpo e agências do INSS estão fazendo adaptação de espaços, na ausência de salas, para dar um atendimento mais humanizado às pessoas com autismo. A previsão inicial era de inaugurar 15 salas em todo país, mas no próximo ano esse número deve aumentar.
Os ambientes contam com espaços individuais e adaptados, e têm itens como brinquedos, livros, iluminação regulável, ambiente com atenuação de ruídos, abafadores, almofadas e tapetes sensoriais. E, onde não tem o espaço, são utilizados kits itinerantes que foram distribuídos para 804 assistentes sociais em unidades sem as adaptações para suporte aos segurados impactados pelo excesso de estímulos sensoriais.
"Nosso objetivo é levar cada vez mais inclusão e humanização no atendimento às pessoas com autismo em nossas agências. É um compromisso do ministro Lupi (Previdência Social) e estamos empenhados em expandir esse projeto", afirma o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Fonte: INSS
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do
professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário