Republicanos que querem vetar ministros do STF nos EUA são reeleitos

Congresso dos EUA, em Washington • 18/01/2024REUTERS/Leah Millis

Cinco congressistas republicanos dos Estados Unidos, reeleitos recentemente, solicitaram a revogação do visto dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro deste ano. 

Os 5 congressistas republicanos que assinaram o pedido de veto do visto dos 11 ministros do STF são: 

senador Rick Scott (Flórida); 
deputada Maria Salazar (Flórida); 
deputado Carlos Giménez (Flórida); 
deputado Rich McCormick (Georgia); 
deputado Chris Smith (Nova Jersey)

O pedido foi endereçado ao secretário de Estado Antony Blinken e menciona Alexandre de Moraes e os demais ministros como "cúmplices de práticas antidemocráticas". O projeto de lei apresentado pela deputada norte-americana Maria Salazar visa barrar a emissão de vistos para os EUA de autoridades que tenham "censurado" norte-americanos.

Os congressistas expressam preocupação com a suposta supressão da liberdade de expressão orquestrada pelo STF sob a liderança de Moraes. Eles argumentam que é do interesse da segurança nacional dos EUA garantir que visitantes não busquem erodir processos ou instituições democráticas, e que Moraes e seus pares estão fazendo exatamente isso. O projeto determina que qualquer estrangeiro considerado responsável por ações que violem a liberdade de expressão terá a permissão para entrar no país vetada.

Com informações do Poder 360

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem