Forças de Segurança ganham reforço de mais 328 novos bombeiros militar

 

A formatura, além de ser um marco na carreira dos novos bombeiros, também homenageia a dedicação e o sacrifício dos profissionais



A solenidade de formatura do curso de formação de Soldados Bombeiros Militar, realizada no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (IMESB), em Simões Filho, nesta segunda-feira (2), marcou o encerramento da turma de 328 alunos que, a partir de agora, estarão aptos a atuar em diversas localidades, como Salvador, Região Metropolitana (RMS), Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Barreiras, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Porto Seguro, Alagoinhas, Teixeira de Freitas e Paulo Afonso.

O evento contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior, que representou o governador Jerônimo Rodrigues; o secretário de segurança pública, Marcelo Werner; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel Adson Marchesini; a delegada geral da Policia Civil, Heloísa Brito; entre outras autoridades e familiares dos formandos.

“Essa tem sido a missão do governador: fortalecer a segurança pública do estado da Bahia com homens e mulheres capacitados e treinados para combater o crime organizado e garantir a proteção da vida das pessoas, com foco na segurança cidadã. O Corpo de Bombeiros desempenha um papel essencial ao lado da Polícia Militar, da Polícia Civil e demais forças de segurança, zelando pela integridade do meio ambiente e pela ordem pública. Estamos aqui para capacitar esses profissionais, oferecendo novos recursos e unidades, para que possam exercer suas funções com a competência e o respeito que a sociedade espera e exige”, pontuou o vice-governador.

A agora bombeiro militar, Nicoly Lima, não escondeu a alegria em estar se formando e agora poder atuar na corporação. “Muitos caminhos me trouxeram até aqui. Um deles foi a defesa civil. Atuar junto às pessoas, principalmente, que convivem com as vulnerabilidades, sejam elas sociais, em situação de desastre, fizeram com que eu ingressasse no Corpo de Bombeiros. Então hoje, para mim, é uma realização muito grande”, acrescentou.

Já o formando Cecílio Oliveira destacou que “as expectativas daqui para frente são poder trabalhar e exercer a profissão, me dedicar ao máximo ao Corpo de Bombeiros”.

O curso, que contou com um investimento de mais de R$ 2,5 milhões, teve como patrono a memória do Aluno Soldado Bombeiro Luis Otávio Dias Gomes, que faleceu em 5 de abril de 2024, vítima de mal súbito durante uma aula online do curso. Com 22 anos, ele era natural de Cruz das Almas e sonhava em ser bombeiro desde pequeno. A formatura, além de ser um marco na carreira dos novos bombeiros, também homenageia a dedicação e o sacrifício de um profissional que, mesmo após a sua partida, continuará sendo lembrado com respeito e admiração.

Para o coronel Adson Marchesini, foram meses de muito aprendizado e, hoje, os formandos estão preparados para servir a sociedade. “Nós realizamos treinamento em todas as áreas dos bombeiros. Procuramos investir muito na capacitação. Então, eles estão preparados, estão se formando para poder ajudar a sociedade baiana, contribuir e defender o Corpo de Bombeiros, defender a Bahia, fazendo com que os baianos estejam protegidos, os turistas, todos aqueles que vierem ao estado”, acrescentou.

Na ocasião, familiares das vítimas dos desastres causados pelas fortes chuvas que atingiram o bairro de Saramandaia, em Salvador, e a cidade de Dias D’Ávila receberam uma homenagem. Além disso, os formandos prestaram tributo ao amigo, ao padrinho e ao paraninfo da turma, e reconheceram os três alunos que obtiveram as melhores notas do curso.

Formação e novo concurso

O Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares ocorreu de 19 de fevereiro a 22 de novembro de 2024, totalizando uma carga horária de 1.768 horas. Paralelamente, o processo seletivo para o próximo Curso de Formação de Oficiais está em andamento, por meio de um convênio já firmado com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A previsão para a realização do certame é 16 de fevereiro de 2025, conforme o edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 29 de novembro de 2024. Este processo seletivo representará uma nova oportunidade para aqueles que desejam ingressar na carreira de oficial.

De acordo com o secretário Marcelo Werner “a perspectiva é que, no próximo ano, continuemos reforçando com mais bombeiros. Em 2023, tivemos o ingresso de 2 mil policiais militares e bombeiros. Este ano, serão incorporados mais 4 mil profissionais à segurança pública. A expectativa para o próximo ano é de um novo ingresso de mais de 3 mil”.

Fonte : GOVBA

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem