Hezbollah ataca posição israelense por violação de cessar-fogo e Israel promete resposta "forte"

 

Membros dos Escoteiros Imam al-Mahdi removem escombros e destroços de edifícios danificados nos subúrbios ao sul de Beirute, após o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, no Líbano 02/12/2024 REUTERS/Mohamed Azakir© Thomson Reuters

BEIRUTE (Reuters) - O Hezbollah disse que realizou um "ataque de advertência defensivo" a uma posição militar israelense na área disputada de Shebaa Farms nesta segunda-feira, citando repetidas violações de cessar-fogo cometidas pelo lado israelense, incluindo ataques aéreos e bombardeios no Líbano.

O Exército israelense disse que o Hezbollah lançou dois mísseis, mas não causou vítimas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira que Israel responderia "fortemente" ao ataque.

Mais cedo, a Agência Nacional de Notícias (NNA), veículo estatal do Líbano, informou que as forças israelenses dispararam dois projéteis de artilharia contra a cidade de Beit Lif, no distrito de Bint Jbeil, sul do Líbano, enquanto tiros de metralhadora atingiram Yaroun.

Não foram registrados feridos nesses incidentes, disse a NNA, mas um outro ataque israelense deixou pessoas feridas na cidade de Talousa.

Autoridades libanesas também disseram que os ataques israelenses no sul do Líbano mataram pelo menos duas pessoas nesta segunda-feira, com o cessar-fogo, após mais de um ano de hostilidades entre Israel e o grupo armado libanês Hezbollah, parecendo cada vez mais frágil.

A trégua, que entrou em vigor no início de 27 de novembro, estipula que Israel não realizará operações militares ofensivas contra alvos civis, militares ou outros alvos estatais no Líbano, enquanto o Líbano impedirá que qualquer grupo armado, incluindo o Hezbollah, realize operações contra Israel.

O Líbano e Israel já trocaram acusações de violações e, nesta segunda-feira, o Líbano afirmou que as violações se tornaram mortais.

Uma pessoa foi morta em um ataque aéreo israelense na cidade de Marjayoun, no sul do Líbano, a cerca de 10 km da fronteira norte de Israel, segundo o Ministério da Saúde do Líbano.

A segurança estatal do Líbano disse que um ataque de drone israelense matou um membro de sua força enquanto ele estava em serviço em Nabatieh, a 12 kms da fronteira. A segurança estatal considerou disse que foi uma "violação flagrante" da trégua.

O Exército libanês afirmou que um drone israelense atingiu uma escavadeira militar no nordeste do Líbano, perto da fronteira com a Síria, ferindo um soldado.

O Exército israelense não respondeu às perguntas sobre os incidentes em Marjayoun e Nabatieh, em um primeiro momento, Mas emitiu declaração dizendo que havia atacado veículos militares que operavam perto da infraestrutura militar do Hezbollah no Vale de Bekaa, no Líbano, e veículos militares perto da fronteira com a Síria.

O Exército de Israel reconhece que um soldado libanês foi ferido em um de seus ataques e disse que o incidente estava sendo analisado.

(Reportagem de Adam Makary e Jaidaa Taha no Cairo, Maya Gebeily e Tala Ramadan em Beirute e Maayan Lubell em Jerusalém)

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem