Em 1956, enquanto preparava o café da manhã, o físico e engenheiro em elétrica, americano John Bardeen ouviu no rádio a notícia de que havia recebido o Prêmio Nobel de Física, junto com Walter Brattain e William Shockley, "pelas pesquisas sobre semicondutores e pela descoberta do efeito transistor".
Surpreso, ele deixou cair no chão os ovos que estava cozinhando para sua família!
A cerimônia em Estocolmo foi um desastre: Bardeen apareceu com uma embaraçosa camisa e colete manchados de verde devido a um erro na lavagem da roupa, e o rei da Suécia, Gustavo VI, não gostou do fato do físico ter abandonado a família. atrasado em uma ocasião tão importante, repreendendo-o gentilmente por não ter trazido os três filhos com ele (Bardeen não queria atrapalhar os estudos de seus dois filhos, que estavam ocupados com exames universitários em Harvard, e por isso ele levou apenas seu terceiro e filho mais novo com ele para Estocolmo).
“Vou trazê-los quando ganhar o próximo Nobel”, respondeu Bardeen, tranquilizando o rei.
E não foi uma piada.
Ele manteve a promessa, vencendo novamente em 1972, desta vez com John Schrieffer e Leon Cooper, “pela sua teoria da supercondutividade”.
Nesta ocasião, como havia prometido, ele trouxe os três filhos para a cerimônia de gala!
Colaborador: Antônio da Lapa
Fonte: https://www.nobelprize.org
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do
professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário