TRE-BA disponibiliza canais virtuais de atendimento durante o recesso



Apesar da suspensão do atendimento presencial devido ao recesso do Judiciário, que ocorre de 20 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibiliza o Sistema de Autoatendimento Eleitoral.

A plataforma, acessível pelo Portal do TRE-BA, possibilita às eleitoras e aos eleitores realizar diversos serviços de forma remota.

Para utilizar o Sistema de Autoatendimento Eleitoral, basta acessar o Portal do TRE-BA no endereço www.tre-ba.jus.br. No menu lateral direito, clique em “Serviços” e, em seguida, em “Autoatendimento do Eleitor”.

Título Eleitoral-Por meio do Autoatendimento Eleitoral, eleitoras e eleitores podem realizar uma série de ações relacionadas ao título eleitoral, como: solicitar o alistamento eleitoral (primeira via do título); atualizar ou corrigir dados pessoais, endereço e local de votação dentro do mesmo município; registrar dados sociais, como informações sobre deficiência, identidade de gênero, raça ou cor, e vínculo com comunidades quilombolas ou indígenas. Além disso, é possível consultar a situação eleitoral, regularizar título cancelado e imprimir a segunda via do título.

Certidões-A plataforma também oferece serviços para emissão e validação de certidões. Entre as opções, está a certidão de quitação eleitoral, que comprova a regularidade com a Justiça Eleitoral. Também é possível obter a certidão de crimes eleitorais, que informa a existência ou ausência de condenações por delitos eleitorais; a certidão negativa de alistamento, que atesta a ausência de registro na Justiça Eleitoral; e a declaração de trabalhos eleitorais que comprova a atuação como mesário (a) ou colaborador(a) em pleitos.

Justificativa Eleitoral-Eleitoras e eleitores que não puderam votar têm até 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência referente ao segundo turno das Eleições 2024. A justificativa pode ser feita diretamente no Autoatendimento do Eleitor ou por meio do aplicativo e-Título. Após o prazo, a regularização só poderá ser feita mediante o pagamento de multa eleitoral.

Débito Eleitoral-O Autoatendimento Eleitoral também permite a consulta e o pagamento de multas relacionadas à ausência nas urnas ou a trabalhos eleitorais. Os pagamentos podem ser feitos pelo aplicativo e-Título ou via boleto (Guia de Recolhimento da União - GRU), PIX ou cartão de crédito.

Fonte: TRE/BA

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem