Dispositivo usado por turista argentino para silenciar caixa de som em praia é ilegal no Brasil, diz especialista

 

Foto captura de tela

Homem usou um tipo de bloqueador de sinal Bluetooth para 'desligar' caixa de som em praia. Especialista explica que aparelho apresenta riscos e precisa de homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para comercialização.

Um vídeo de um turista argentino "desligando" uma caixa de som em uma praia viralizou nas redes sociais.

Embora não se saiba em qual praia a cena ocorreu, no vídeo é possível ouvir uma música brasileira. Em resposta a uma pessoa no X, o turista, chamado Roni Bandini, menciona ter visitado Salvador e Fortaleza.

O homem utiliza um tipo de bloqueador de sinal que interrompe a conexão entre o celular e a caixa de som. No X, ele afirma ter criado o dispositivo e revela planos de comercializá-lo.

Esse tipo de aparelho não é homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para comercialização no Brasil, a não ser em casos envolvendo órgãos públicos específicos (veja as exceções).

Por isso, de maneira geral, sua venda e uso são proibidos no país, segundo um especialista em tecnologia e segurança consultado pelo g1 (entenda abaixo).

"O aparelho mostrado no vídeo emite um sinal Bluetooth intenso na direção da caixa de som, gerando interferência na comunicação com o celular. Essa interferência impede que a caixa receba o sinal do celular com qualidade e o decodifique para reproduzir o som da música, resultando no silêncio", explica Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.

Questionado sobre a possibilidade de o equipamento bloquear caixas de som com CDs e pendrives conectados, ou rádios FM sintonizados, o turista afirma que isso não é possível.

G1- Tecnologia

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem