Gota D'água: Embasa em risco de ser capturada pela politicagem


Foto reprodução 

As recentes mudanças na presidência da Embasa, com a saída de Leonardo Góes, trouxeram à tona preocupações legítimas e urgentes quanto ao futuro da empresa. Informações de bastidores indicam que a estatal pode estar sendo utilizada como moeda de troca em negociações políticas para ampliar a base de apoio do governo Jerônimo Rodrigues (PT). Caso isso se confirme, será um golpe contra a gestão técnica que tem garantido os avanços do saneamento básico na Bahia nos últimos anos.

Desde 2007, sob a liderança do então governo Jaques Wagner, a Embasa consolidou uma administração técnica, eficiente e orientada por resultados. Esse modelo possibilitou progressos históricos, como a ampliação do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, além de inspirar políticas nacionais como o programa Água para Todos. Submeter a Embasa aos interesses de partidos ou grupos políticos representa um retrocesso muito grave, ameaçando todo o esforço de universalização do saneamento e, mais importante, comprometendo a qualidade de vida da população baiana.

Ao priorizar interesses político-partidários em detrimento do público, a estatal corre o risco de se desviar de sua missão essencial. Decisões baseadas em barganhas políticas tendem a afetar investimentos, atrasar melhorias e abrir brechas para práticas ilícitas. Isso comprometeria não apenas a credibilidade da empresa, mas também a confiança da sociedade no Governo do Estado.

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae) reforça a necessidade de manter gestores(as) alinhados (as) à cultura institucional da Embasa, comprometidos (as) com os princípios da ética, eficiência e transparência. A condução da empresa exige liderança técnica e democrática, que promova o diálogo com empregados(as), sociedade civil e representantes políticos, visando o fortalecimento de uma Embasa pública e eficaz.

A Embasa é um patrimônio dos (das) baianos (as) e tem papel central na promoção da saúde e bem-estar da população. Por isso, é imperativo que ela permaneça longe das amarras da politicagem, sendo gerida com responsabilidade, profissionalismo e compromisso com o saneamento público. A continuidade de uma gestão focada na melhoria contínua dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário é essencial para assegurar os benefícios de uma Embasa forte, pública e voltada para o bem-estar de todos.

O Sindae estará atento e vigilante, mobilizando-se, se necessário, para defender a integridade e a missão da Embasa.

Vamos à luta!

Fonte: Página oficial do Sindae

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem