Janeiro será marcado por chuva acima da média; veja onde



Chuva acima da média em estados das cinco regiões brasileiras. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para janeiro de 2025 indica que o mês será marcado por bastante água.

No entanto, em algumas áreas, como Rondônia, sudeste e norte do Pará, sul e norte do Tocantins, região central do Maranhão, oeste da Bahia e sul do Rio Grande do Sul, os acumulados poderão variar entre próximo e abaixo da média histórica.

No mapa a seguir, os pontos em azul mostram precipitações acima da média, em cinza dentro da média e, em amarelo, abaixo do volume histórico:

Acumulados de chuva

O balanço mensal do Inmet mostra que em São Paulo e áreas localizadas no centro-sul do Rio de Janeiro, os acumulados poderão ficar na normalidade ou acima da média (tons azuis), enquanto que Minas Gerais e Espirito Santo poderão registrar precipitação abaixo da média (tom amarelo).

Na Região Centro-Oeste, a previsão aponta para precipitação dentro da normalidade e acima da média em grande parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Porém, em Goiás e áreas no noroeste e sudeste do Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva podem ficar abaixo da climatologia.

Quanto às temperaturas, a previsão do Inmet indica que estarão acima da média em grande parte do país (tons em laranja no mapa), com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso (tons em vermelho).

No sudoeste do Amazonas, oeste do Paraná, oeste do Acre, centrooeste da Região Sul, sul da Bahia e norte do Rio Grande do Norte são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média (tons em cinza e azuis no mapa).

Fonte: Canal Rural

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem