Os principais reservatórios da bacia, como as hidrelétricas de Três Marias, em Minas Gerais, e Sobradinho, na Bahia, também apresentam recuperação rápida em seus volumes.
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no Norte de Minas, o nível do rio em São Romão subiu de 1,79 metro antes das chuvas para 6,72 metros neste domingo, 12 de janeiro. Em São Francisco, o aumento foi ainda maior, de 1,64 metro para 7,10 metros.
Na Bahia, o cenário também é positivo. No período seco, o nível do rio chegou a apenas 91 centímetros no trecho de Carinhanha, na divisas dos dois estados. Atualmente, a medição é de 5,5 metros.Na cidade de Bom Jesus da Lapa, o nível saltou de 2,55 metros para 7,13 metros, permitindo que a lagoa marginal da cidade começasse a receber águas do rio. A vazão no trecho atingiu cerca de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), quase seis vezes maior do que no período seco.
O aumento do nível do Rio São Francisco ocorre após um ano marcado por estiagens prolongadas devido ao fenômeno El Niño, que concentrou chuvas no Sul do Brasil e reduziu os volumes no Sudeste e Nordeste. Esse cenário resultou em níveis críticos para o rio e seus reservatórios, que agora apresentam sinais de recuperação.
Antes do período chuvoso, o Rio São Francisco registrava os menores índices de nível desde 2018, fato que proporcionou o surgimento de bancos de areia imensos no leito e dificuldade para captação de água para irrigação e abastecimento humano em alguns trechos.
Reservatórios em recuperação
Em Minas Gerais, o reservatório da hidrelétrica de Três Marias registrava 40,7% de volume útil no início de novembro e atualmente alcançou 65,3%. A afluência média medida no sábado (11) foi de 1.682 m³/s, enquanto a defluência subiu de 153 m³/s no início da semana para cerca de 432 m³/s.
Na Bahia, o reservatório de Sobradinho também apresenta recuperação, saindo de cerca de 40% de volume útil ao final do período seco para 52,3% atualmente. A usina opera com uma vazão turbinada de aproximadamente 1.100 m³/s e uma afluência de 2.890 m³/s.
Previsão de mais chuvas
Os modelos meteorológicos indicam continuidade de chuvas nas próximas semanas no Alto e no Médio São Francisco. Os acumulados podem variar entre 100 e 150 milímetros desde a nascente, no Centro-Oeste de Minas Gerais, até o reservatório de Sobradinho.
Caso essas previsões se confirmem, os níveis do Velho Chico devem permanecer elevados e podem subir ainda mais, dependendo da regularidade das chuvas.
A recuperação das águas do São Francisco renova as expectativas para a segurança hídrica, geração de energia e o suporte às comunidades ribeirinhas que dependem diretamente do rio para subsistência.
Fonte: Agência Sertão
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do
professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário