Fotomontagem TM
(*) Taciano Medrado
Recebi essa foto nessa quarta - feira(8), do prefeito de Juazeiro no norte da Bahia em cima de caminhão baú, supostamente ajudando a descarregar ou a carregar um caminhão com um monte de bagulhos, com a legenda;" No nosso Governo, o que não vai faltar é trabalho", e confesso que não deu para segurar. Depois os seus apoiadores vão dizer que eu estou pegando no pé dele.
E antes que digam que estou discriminando os honrados trabalhadores que pegam no pesado, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
Vendo cenas como essas, e outras mais nas redes sociais (aliás o prefeito adora uma Selfie ao lado dos seus apoiadores, não tenho nada contra e nem a favor, rsrsrs.), me passa a impressão que a ficha ainda não caiu para o "novo" prefeito. Acho que ele ainda não se tocou que as campanhas eleitorais já terminaram e com elas os Marketing eleitoreiros.
A quem o prefeito quer impressionar agindo dessa forma?
A população é sagaz e pode questionar: se ele está ali fazendo um serviço que não é atribuição dele provavelmente está deixando de fazer as relativas ao cargo de um executivo, como planejar, delegar, deliberar e etc.
Alguém tem que dizer a Andrei Gonçalves que ele será gestor de Juazeiro até 31 de dezembro de 2028, a quinta maior cidade do estado da Bahia com 237.827 habitantes segundo os dados do IBGE de 2022 e quem tem um PIB em torno de 5.18B (dados de 2021), e não dá pra "brincar" de ser prefeito, até porque ele herdou a cidade com sérios problemas e que precisa de ações concretas, projetos e acima de tudo de delegação de autoridade para que a máquina funcione.
Para não dizerem que eu só critico vou dar uma ajuda para o atual prefeito de Juazeiro, gratuitamente, sobre as funções de um prefeito.
As funções de um prefeito envolvem administrar o município, liderar a execução de políticas públicas locais e representar o poder executivo no âmbito municipal. Aqui estão as principais atribuições de um prefeito:
1 - Administração do Município
Coordenar e supervisionar os serviços públicos municipais, como saúde, educação, transporte, limpeza urbana e segurança.
Gerir os recursos financeiros do município, incluindo a elaboração do orçamento anual e a prestação de contas.
2 - Legislação e Regulamentação
Propor projetos de lei à Câmara Municipal e sancionar ou vetar os que forem aprovados.
Regulamentar leis municipais através de decretos.
3 - Gestão de Recurso
Planejar e implementar políticas públicas para o desenvolvimento urbano, social e econômico.
Arrecadar tributos municipais (como IPTU e ISS) e administrar os recursos provenientes de repasses estaduais e federais.
4 - Representação
Representar o município em eventos, reuniões e acordos com outros entes federativos (governo estadual e federal) e instituições privadas.
Defender os interesses do município em ações judiciais ou administrativas.
5 - Coordenação de Políticas Públicas
Garantir a execução de programas e ações voltadas para saúde, educação, assistência social, infraestrutura, cultura e esportes.
Implementar e fiscalizar o cumprimento do plano diretor, caso exista, para garantir o ordenamento urbano.
6 - Responsabilidade pela Ordem Pública
Trabalhar em parceria com os órgãos de segurança pública para preservar a ordem e promover a segurança dos cidadãos.
7. Relacionamento com a Comunidade
Ouvir as demandas da população e implementar soluções que atendam às necessidades locais.
Promover a transparência e a participação popular nas decisões do governo municipal.
O prefeito deve atuar dentro dos limites estabelecidos pela Constituição Federal, pela Lei Orgânica do Município e demais legislações pertinentes. Ele é eleito para um mandato de 4 anos e pode ser reeleito para mais um mandato consecutivo.
(*) Professor, Bacharel em Administração, Engenheiro Agrônomo. Matemático
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do
professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário