Confrontos com policiais mataram 50 pessoas na Bahia em 18 dias

Ação policial termina com seis mortos na Bahia — Foto: Redes Sociais

Pelo menos 50 pessoas morreram após ações policiais com trocas de tiros ocorridas na Bahia, nos primeiros 18 dias deste mês. É o que aponta um balanço feito pelo g1, com dados registrados em todo o estado até a tarde desta terça-feira (18).

Segundo o levantamento, a maioria dos casos aconteceu em Salvador e os mortos são todos homens. Conforme informou a Polícia Militar (PM), essas pessoas teriam sido baleadas depois de reagirem a abordagens de agentes da corporação.

As situações foram registradas e são investigadas nas delegacias da Polícia Civil (PC) onde os confrontos aconteceram. Confira abaixo o balanço:

1° de março: 1 morte em Porto Seguro
1º de março: 1 morte em Juazeiro
4 de março: 1 morto nas proximidades do bairro do Ogunjá, em Salvador
6 de março: 1 morte no bairro da Mata Escura, em Salvador
7 de março: 1 morte no bairro de Pirajá, em Salvador
7 de março: 1 morte em Serra Dourada
8 de março: 1 morte em Vida Nova, Lauro de Freitas (suspeito de matar policial civil)
9 de março: 1 morte em Stella Maris, em Salvador (suspeito de matar policial civil)
11 de março: 1 morte em Colinas de Mussurunga, em Salvador
13 de março: 1 morte em Arembepe, Lauro de Freitas
13 de março: 1 morte em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia
14 de março: 1 morte em Feira de Santana
15 de março: 1 morte em Senhor do Bonfim
15 de março: 4 mortes em Jequié
16 de março: 1 morte em Porto Seguro
17 de março: 3 mortes em Cachoeira
18 de março: 1 morte no bairro de Cajazeiras XI, em Salvador
📝 Total: 50 mortes

Entre os casos que mais chamam atenção, estão os óbitos de 12 suspeitos em uma operação policial ocorrida em Fazenda Coutos, no Subúrbio de Salvador. O caso ocorreu em plena terça-feira de Carnaval e os homens foram apontados pela PM como integrantes de uma facção criminosa.



Somente no último fim de semana, foram oito mortes. Metade delas aconteceu em Jequié e o restante no bairro de Fazenda Grande do Retido, na capital baiana. Os mortos do sudoeste do estado tinham entre 18 e 36 anos. Já os homens mortos em Salvador não tiveram dados divulgados pela polícia.

O que diz a Segurança Pública da Bahia (SSP-BA)

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) reforçou que as circunstâncias das mortes em ações policiais estão sendo investigadas pela Polícia Civil (PC).

Informou também que as operações contra as facções criminosas foram ampliadas neste ano e resultaram no aumento de 19% das apreensões de armas no estado. Segundo a pasta, apenas nos primeiros dois meses, cerca de mil armas de fogo foram retiradas das ruas, incluindo oito fuzis.

A SSP-BA também destacou os investimentos em tecnologia para a inteligência policial e afirmou que as ações de repressão e prevenção contribuíram para a redução de 6,5% das mortes violentas na Bahia entre janeiro e março.

Em 2024, conforme a pasta, houve uma redução de 8,7% no mesmo número, com 4.440 mortes. Destas, em todo o ano, foram registrados 1.557 mortes em confrontos policiais.

Fonte: G1- Bahia

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem