Conmebol Libertadores terá dois nordestinos na fase de grupos pela primeira vez na história


Vojvoda e Ceni em Fortaleza x Bahia — Foto: Kid Jr./SVM

A Conmebol Libertadores de 2025 vai ser histórica para o Nordeste e é mais um sinal do caminho que está sendo traçado pelo busca do protagonismo do futebol da região no futebol brasileiro. É que pela primeira vez na história da competição, dois clubes nordestinos estarão juntos na fase de grupos da Libertadores. Bahia e Fortaleza estarão ao lado de Botafogo, Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo como representantes brasileiros na competição.

O Fortaleza já tinha se garantido desde o ano passado, com a quarta colocação na Série A do Campeonato Brasileiro uma vaga na fase de grupos do torneio continental. Já o Bahia, que ficou em oitavo no Brasileirão de 2024, teve que disputar a Pré-Libertadores. O Tricolor eliminou o The Strongest, da Bolívia, e o Boston River, do Uruguai, passando por dois mata-matas, antes de se garantir na fase de grupos.

Essa será a segunda vez que o Bahia vai disputar a fase de grupos. A primeira vez foi em 1989, quando ainda avançou até as quartas de final da competição, sendo eliminado pelo Internacional de Porto Alegre. Em 1960, o Bahia também disputou o torneio, mas a competição já começou das quartas de final, com o Tricolor sendo eliminado nessa fase para o San Lorenzo, da Argentina. O Bahia ainda disputou uma fase preliminar da Libertadores em 1964, mas acabou sendo eliminado para o então Deportivo Italia, da Venezuela, atualmente chamado de Deportivo Miranda.

Já o Fortaleza vai para a sua segunda fase de grupos de Conmebol Libertadores da história. O clube estreou na competição em 2022. Ano em que chegou até as oitavas de final, tendo sido eliminado pelo Estudiantes, da Argentina. Em 2023, o Leão do Pici ainda disputou a fase preliminar da Libertadores, mas caiu no último mata-mata antes da fase de grupos para o paraguaio Cerro Porteño.

O sorteio dos grupos vai acontecer na próxima segunda-feira, e Bahia e Fortaleza estão em potes diferentes. Além disso, clubes oriundos da fase preliminar podem ficar em alguma chave que tenha algum compatriota. Portanto o Bahia pode ser encaixado em grupos com algum dos demais brasileiros, incluindo o Fortaleza.

Veja os potes do sorteio da Libertadores:


POTE 1: Botafogo, River Plate, Palmeiras, Flamengo, Peñarol, Nacional, São Paulo e Racing

POTE 2: Olimpia, LDU, Internacional, Libertad, Independiente del Valle, Colo-Colo, Estudiantes e Bolívar

POTE 3: Atlético Nacional, Vélez Sarsfield, Fortaleza, Sporting Cristal, Universitario, Talleres, Deportivo Táchira e Universidad de Chile

POTE 4: Carabobo, Atlético Bucaramanga, Central Córdoba, San Antonio Bulo Bulo, Alianza Lima, Cerro Porteño, Barcelona de Guayaquil e Bahia.


Fonte: GE

 

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem