A retomada do Fórum das Américas para a Pesquisa Agropecuária e Desenvolvimento Tecnológico (Foragro) e a comemoração dos 45 anos do Procisur marcaram a agenda de reuniões realizadas entre 25 e 27 de março, na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em San José, Costa Rica. Com papel de destaque, a Embrapa atuou com articulações, representada por sua presidente, Silvia Massruhá, que também preside atualmente o Procisur e o Foragro.
No dia 25, a Comissão Diretiva do Procisur aprovou o plano anual de trabalho para 2025, com destaque para as ações de comunicação para celebrar os 45 anos do Procisur. Ele inclui a criação de um selo comemorativo, o lançamento de uma nova página web em setembro, vídeos promocionais e ações na imprensa.
A reunião abordou ainda a participação do Procisur na COP30, decidindo-se pela realização de painéis virtuais que destacarão os 45 anos da instituição. Os painéis ocorrerão tanto no pavilhão do IICA na Bluezone como em espaços parceiros na AgriBRzone. O principal evento comemorativo ocorrerá no Brasil, durante a semana de 6 de agosto, integrado ao pré-evento organizado pela Embrapa em preparação para a COP30, ocasião em que também ocorrerá a próxima reunião da comissão diretiva.
Da esquerda para direita: Cecília Gianoni, secratária-executiva do Procisur, Manuel Otero, diretor-geral do IICA e Silvia Massruhá
BioAgroSul e Semear Digital aprovados no Procisur
Na primeira etapa das reuniões realizadas em San José foram validadas duas novas iniciativas regionais: a Rede BioAgroSul, voltada à bioprospecção e biologia sintética, com investimento previsto de US$ 1,7 milhão em oito anos; e o projeto-piloto Semear Digital no Cone Sul, com orçamento inicial de US$ 100 mil.
Outro ponto foi a escolha de dez das principais contribuições do Procisur em seus 45 anos de atuação. Além disso, foram consensuadas oito lições aprendidas pelo Procisur, que serão discutidas no Foragro, ressaltando o papel estratégico do Procisur na articulação regional e sua contribuição técnica.
Foragro 2.0
Nos dias 26 e 27, o Foragro foi oficialmente relançado como Foragro 2.0, com nova estrutura de governança da plataforma hemisférica e foco em três pilares: prospectiva estratégica, cooperação horizontal e posicionamento internacional da ciência agropecuária. Com participação de mais de 70 especialistas, o evento promoveu o Segundo Diálogo Regional sobre CT&I nos sistemas agroalimentares da América Latina e Caribe. Assim como outras iniciativas regionais nas américas, o Procisur é membro do Foragro e atualmente o preside, sendo a secretaria executiva do Fórum exercida pelo IICA.
Silvia Massruhá destacou, no painel sobre cooperação horizontal, o papel do Procisur como braço técnico do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), apresentando a proposta de novas plataformas regionais. Já o pesquisador e ex-presidente da Embrapa, Maurício Lopes, contribuiu com reflexões sobre a urgência de instituições mais ágeis, a importância da agricultura tropical inteligente e a valorização das capacidades regionais.
Cooperação regional fortalece inovação
No painel sobre “Experiencias de cooperación horizontal en Ciencia, Tecnología e Innovación en Agricultura y Sistemas Agroalimentarios em las Américas”, a presidente da Embrapa representou o Procisur apresentando as dez contribuições eleitas pela comissão diretiva para compor as comemorações dos 45 anos do Programa e apresentando as lições aprendidas pela plataforma de cooperação regional.
Silvia Masshurá diz que “a nova fase do Foragro e o protagonismo do Procisur consolidam a articulação regional em torno da ciência, tecnologia e inovação para uma agricultura mais sustentável, inclusiva e alinhada às agendas globais, como a segurança alimentar, a bioeconomia e as mudanças climáticas”.
A presidente da Embrapa destacou que "os encontros realizados na Costa Rica marcam um momento importante para o fortalecimento da cooperação regional em ciência, tecnologia e inovação agropecuária. A retomada do Foragro, agora em sua fase 2.0, e a celebração dos 45 anos do Procisur reforçam a importância da articulação entre os países do Cone Sul para enfrentar, de forma conjunta, desafios globais como as mudanças climáticas, a segurança alimentar e a transição para sistemas mais sustentáveis e inclusivos”.
Silvia avalia que “os avanços são frutos de uma trajetória de confiança mútua e cooperação técnica sólida entre os países da região. Seguimos empenhados em transformar conhecimento em soluções concretas para o desenvolvimento da agricultura nas Américas.”
Parceria Embrapa-IICA ganha destaque
Ao final do evento, a Embrapa foi homenageada pelo IICA com a inclusão de seu logotipo no “Painel dos Amigos do IICA”, ao lado de outros institutos de pesquisa do Cone Sul e do próprio Procisur, em reconhecimento às parcerias com a instituição. A homenagem consiste em incluir as logos das instituições no painel de “Amigos do IICA", um painel situado na Sede do IICA onde figuram entidades públicas e privadas que possuem parcerias de impacto com o IICA.
A Embrapa é a 52ª instituição a compor o painel. E com a inclusão do Procisur e dos institutos de pesquisa agropecuária da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile o painel conta hoje com um grupo de 57 instituições e organismos internacionais.
Explicando Foragro e Procisur
O Fórum das Américas para Pesquisa Agropecuária e Desenvolvimento Tecnológico (Foragro) é um espaço estratégico e político regional que promove diálogos e articulações entre instituições de pesquisa agropecuária, organismos internacionais, instituições financeiras, universidades e representantes da sociedade civil das Américas, é considerada uma plataforma colaborativa hemisférica. Criado em 1997 por iniciativa do IICA, o Foragro inclui instituições financiadoras.
O Procisur, por sua vez, é uma iniciativa regional técnica criada em 1980 para fortalecer a cooperação científica e tecnológica agroalimentar no Cone Sul da América Latina. Reúne os Institutos Nacionais de Investigação Agropecuária (INIA) da região, promovendo pesquisas conjuntas, intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias voltadas à sustentabilidade, competitividade e inclusão agrícola, contribuindo diretamente para a segurança alimentar global.
Jorge Duarte
Assessoria de Comunicação (Ascom)
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário