Maior cidade do Nordeste deve receber águas da transposição do Rio São Francisco em 2026


Imagem Ilustrativa - Foto: Reprodução | Governo Federal

Fortaleza, a maior cidade do Nordeste, receberá as águas da Transposição do Rio São Francisco a partir do próximo ano. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma visita à capital cearense nesta quarta-feira, 19 de março.

O presidente também se comprometeu a concluir o Cinturão das Águas do Ceará (CAC) antes do término de seu mandato.

“Da mesma forma, estou cansado, a transposição do São Francisco já era para ter terminado. Mas depois que a gente saiu do governo, algumas pessoas que deram o golpe não fizeram o que tinha que fazer. Eu quero assumir um compromisso com vocês de que nós vamos terminar o Cinturão das Águas antes de terminar o meu governo, para que o povo cearense nunca mais tenha problema de abastecimento de água, sobretudo na capital”, afirmou Lula.

O Cinturão das Águas do Ceará é um projeto que visa garantir a distribuição das águas transpostas do Rio São Francisco pelo território cearense. Seu Trecho 1, com 145,3 km de extensão, está em fase de implantação e levará água da barragem Jati até as nascentes do Rio Cariús, na região do Alto Jaguaribe.

Este sistema permitirá que a água chegue a importantes reservatórios do estado, como o Açude Orós e o Açude Castanhão. Além disso, o CAC contribuirá para melhorar a segurança hídrica da Região do Cariri e da região do Alto Jaguaribe, beneficiando municípios que enfrentam escassez de água.

Águas da transposição devem garantir segurança hídrica em Fortaleza

O Trecho 1 do Cinturão das Águas é totalmente gravitário e dividido em cinco lotes, que atendem diversos municípios e possuem uma extensão total de 119,24 km, incluindo canais e sifões.

De acordo com o Governo Federal, a chegada das águas do São Francisco a Fortaleza representará um avanço significativo na segurança hídrica da cidade e de todo o estado do Ceará. A conclusão da obra irá otimizar o uso da água e garantir o abastecimento sustentável para milhões de cearenses.

A capital cearense tem cerca de 2,6 milhões de habitantes e é a quarta cidade mais populosa do Brasil.

Fonte: Agência Sertão

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem