Terremoto de magnitude 7,7 atinge Mianmar, derruba prédio na Tailândia e deixa mortos e desaparecidos


Foto mostra prédio caindo em Mandalay, em Mianmar, durante o terremoto desta sexta. — Foto: STR/AFP

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e também foi fortemente sentido na Tailândia e na China.

A TV estatal de Mianmar, em nota disparada via Telegram, afirmou que pelo menos 144 pessoas morreram e 732 ficaram feridas pelo terremoto desta sexta-feira (28).

Na Tailândia, os tremores derrubaram um prédio em construção em Bangkok (veja mais abaixo), onde equipes de resgate iniciaram buscas por 117 desaparecidos nos escombros; nenhum deles havia sido encontrado até a última atualização desta reportagem. Pelo menos oito pessoas morreram na cidade, diz o governo tailandês.

O epicentro do tremor foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, na região central de Mianmar. Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do abalo foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Isso fez com que o terremoto fosse sentido com mais intensidade.

A junta militar que governa Mianmar decretou estado de emergência em seis regiões, incluindo Sagaing, Mandalay e a capital, informou a mídia estatal. A junta foi estabelecida após golpe de Estado em 2021 (relembre o episódio) e detém o controle sobre rádio, televisão e jornais. O acesso à internet também é limitado na região.

Em um movimento raro, a junta militar pediu doações a qualquer país ou organização que queira contribuir com as ações de resgate. Em um pronunciamento na TV estatal, o porta-voz também pediu materiais médicos para as vítimas.

O país já sofre com infraestrutura precária e um sistema de saúde debilitado por quatro anos de guerra civil.

A União Europeia, a França e a Índia já manifestaram disposição de enviar ajuda.

Uma análise do governo dos Estados Unidos estima que pode haver milhares de mortes e graves perdas econômicas. Segundo o serviço geológico americano, as regiões de Sagaing e Meiktila, em Mianmar, são as mais afetadas: "No geral, a população desta região reside em estruturas vulneráveis ​​a tremores de terra".

Desde que a junta tomou o poder, as antigas autoridades do país, depostas no golpe, formaram um governo paralelo, o Governo de Unidade Nacional. Este "governo paralelo" também diz ajudar nos resgates.

O que já se sabe sobre a destruição

O tremor aconteceu na tarde de sexta no horário local — madrugada pelo horário de Brasília. O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay.

O chefe da ONU, António Guterres, disse que as Nações Unidas estão se mobilizando para ajudar os necessitados após o terremoto.

A Cruz Vermelha também relata destruições. "A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte", disse Marie Manrique, coordenadora de programas da Federação Internacional da organização.

G1- Mundo

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem