A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) consolidou sua posição entre as principais instituições de ensino superior do Brasil ao manter a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A nota relativa ao IGC varia em uma escala de 1 a 5.O IGC resulta da avaliação das Instituições de Educação Superior e representa a média ponderada das notas do CPC para cursos de graduação e dos conceitos Capes para programas de pós-graduação stricto sensu, considerando o número de matrículas de cada curso, o que oferece uma visão ampla da qualidade geral da Instituição.
A nota alcançada reforça o compromisso da universidade com a excelência acadêmica, a inclusão e o desenvolvimento social, pilares que sustentam sua trajetória de crescimento e transformação.
Além da manutenção da nota 4, a UNEB também comemora o excelente desempenho de diversos cursos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Destacam-se os cursos da área da Saúde, com o Campus Salvador registrando a nota máxima (5) em Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia. No interior, o curso de Enfermagem do Campus de Guanambi também obteve a mesma classificação, refletindo a qualidade e o impacto da universidade em diferentes regiões da Bahia.
De igual modo, é importante destacar que alguns cursos elevaram sua nota Enade em relação ao ciclo avaliativo anterior, a exemplo de Agronomia de Juazeiro que atingiu a nota 4.
“Este resultado é, antes de tudo, uma conquista coletiva. Ele traduz o compromisso da nossa universidade com a excelência acadêmica, a inclusão e o desenvolvimento social. Manter a nota 4 no IGC e alcançar o conceito máximo em cursos estratégicos, como os da área da Saúde, é reflexo do trabalho dedicado de docentes, técnicos e estudantes que, com esforço diário, constroem a UNEB em cada canto da Bahia. Trata-se de um reconhecimento que também reafirma a importância de uma gestão universitária que compreende a educação pública como um dos mais potentes instrumentos de transformação da sociedade”, destaca a reitora Adriana Marmori.
De acordo, com a pró-reitora de Ensino de Graduação, em exercício (PROGRAD), Simone Coité, “os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) refletem a qualidade do ensino, o compromisso da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com a oferta de uma formação acadêmica sólida, que não se restringe ao conhecimento técnico, mas contribui na preparação de estudantes para os desafios advindos da contemporaneidade. Por este prisma, construímos continuamente uma ambiência científica, social e cultural que tem como princípio fundamental a integração entre o pensamento crítico e a cidadania”, ressaltou.
Os indicadores da pós-graduação também têm impacto direto no Índice Geral de Cursos (IGC) da UNEB. Para o pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da UNEB, Elizeu Clementino, “ao aprimorarmos a qualidade da nossa pesquisa e da formação de nossos pós-graduandos, estamos não apenas fortalecendo a excelência acadêmica, mas também contribuindo para a avaliação do nosso desempenho institucional. Investir em programas de pós-graduação de alta qualidade é um passo fundamental para aumentar a visibilidade da universidade, reforçando nosso papel como referência na produção científica e no desenvolvimento social”, diz.
Estudante do primeiro semestre do curso de Fisioterapia, no Campus de Salvador, Maria Emília, destacou a importância da avaliação para a instituição. “Essa nota reflete o compromisso da universidade com a excelência de nossa formação, demonstrando sua competência e dedicação em oferecer ensino de qualidade, com investimentos em corpo docente, estrutura e no desenvolvimento acadêmico dos estudantes”.
ara Mariana Moreira, discente do terceiro semestre do curso de Enfermagem, no Campus de Guanambi, a nota 5 conquistada é resultado do empenho coletivo da comunidade acadêmica. “Essa conquista representa mais do que um reconhecimento institucional, ela valoriza a formação dos futuros profissionais e reforça a qualidade do trabalho desenvolvido pela UNEB”.
A Secretária Especial de Avaliação Institucional (Seavi) da UNEB, Eliene Maria da Silva, detalhou a importância da avaliação para o aprimoramento contínuo dos processos acadêmicos.
“O desempenho no IGC e no Enade reforça que estamos no caminho certo, mas também é um indicativo de que devemos seguir avaliando e buscando melhorias. Continuaremos aprimorando nossas práticas avaliativas para garantir que a UNEB se mantenha na vanguarda da educação pública. Nesse sentido, merece destaque a mobilização promovida pelas coordenações de colegiado de cursos de graduação, que vem, dentre outras ações, fomentando diuturnamente a participação comprometida dos(as) estudantes na realização da prova Enade”, conclui.
Saiba mais sobre o resultado do IGC e outros indicadores do INEP nos sites www.gov.br/inep | seavi.uneb.br/enade.
Texto: Wânia Dias/Ascom UNEB,
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário